br ar    v a l v

Deputados de Aveiro chumbam propostas do PCP PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Comissão Concelhia de Ovar do PCP   
Segunda, 08 Dezembro 2008 22:17
Etiquetas:

Apesar de não ter eleitos por Aveiro, PCP mantém actividade na Assembleia da República

Apesar de não ter deputados eleitos pelo Distrito de Aveiro, o PCP, através das suas estruturas concelhias, tem ao longo dos anos participado de forma activa na discussão do orçamento de Estado, com inúmeras propostas que correspondem a diversas aspirações das populações.

 

Este ano, e mais uma vez, o Grupo Parlamentar do PCP na Assembeia da República apresentou um conjunto de propostas em sede de PIDDAC de acordo com várias sugestões da Organização Concelhia de Ovar do PCP. Mais uma vez, todas as propostas acabaram chumbadas pelo conjunto dos deputados do PS, PSD e CDS/PP, incluindo naturalmente a totalidade dos deputados eleitos pelo distrito de Aveiro. Registe-se no entanto um aspecto positivo: correspondendo a uma proposta do PCP realizada em anos anteriores, o PIDDAC de 2009 irá finalmente contemplar as obras de defesa da costa que o PCP reclamava há anos e que acabavam sistematicamente chumbadas. Repete-se o que aconteceu com o centro de saúde de S. João, que acabou também por ser contemplado em sede de PIDDAC depois de anos de insistência dos deputados comunistas.

Ovar detém uma zona industrial com enormes potencialidades

Das propostas do PCP para o PIDDAC de 2009 (ver lista em anexo), e no que diz respeito ao concelho de Ovar, a Comissão Concelhia de Ovar do PCP destaca, pelo facto de constituir uma novidade face a anos anteriores, a construção de um interface rodo-ferroviário entre a linha do Norte e a Zona industrial de Ovar. Num momento de forte contracção de toda a actividade económica, este importante investimento constituiria um forte incentivo ao tecido empresarial, valorizando a zona industrial de Ovar assim como toda a região. A construção de um ramal de caminho de ferro servindo a Zona Industrial de Ovar, com a respectiva plataforma logística, enquadrar-se-ia igualmente numa estratégia de valorização do transporte ferroviário, numa lógica de complementaridade com dois importantes investimentos em curso: a ligação ferroviária da linha do norte com o porto de Aveiro e a construção do interface de ligação ferroviária com o porto de Leixões.

 

Ovar detém uma zona industrial com enormes potencialidadesApesar de chumbada pelos deputados do PS, PSD e CDS, curiosamente aqueles que, tendo deputados eleitos pelo distrito de Aveiro, nada fazem pelos eleitores que os elegeram, a Comissão Concelhia de Ovar do PCP não deixará cair esta proposta cuja validade não está em causa e acredita que a mesma, à semelhança de outras propostas do PCP, acabará por ser viabilizada. Assim o queiram os outros partidos.