br ar    v a l v

CDU questiona Câmara Municipal de Ovar sobre saneamento PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Comissão Concelhia de Ovar do PCP   
Segunda, 16 Fevereiro 2009 17:02
Etiquetas:

José CostaSão muitas e diversas as intervenções da CDU acerca do Sargaçal (freguesia de Válega, concelho de Ovar). O Sargaçal representa como a CDU tem afirmado ao longo dos anos, um exemplo flagrante de falta de capacidade de planeamento urbano desta Câmara Municipal. Situado numa zona semi-rural, os prédios do Sargaçal foram nascendo de forma desarticulada, sem qualquer estratégia de urbanização que garantisse um mínimo de qualidade de vida aos seus moradores.

A CDU sempre considerou como positiva a criação de uma nova zona de consolidação urbana que desse condições, designadamente aos mais jovens para adquirir casa. O Sargaçal, pelo espaço envolvente, mas também pela proximidade com o Centro de Ovar, acabaram por atrair centenas de novos moradores que, alguns a residirem ali há mais de 10 anos, clamam hoje muito justamente por um conjunto de equipamentos que a Câmara há muito deveria ter construído. Não existe um parque infantil, os arruamentos estão uma desgraça, os passeios ou não existem ou estão parcialmente destruídos.

 

Infraestruturas no Sargaçal têm sido esquecidas

Entretanto, depois de anos a fio com promessas sistematicamente adiadas, foi finalmente construída a ligação do saneamento ao colector do SIMRIA que passa ao longo da estrada inter-municipal Ovar-Pardilhó. Perante esta importante obra reinvindicada há muito pela CDU e pelos moradores do Sargaçal, José Costa irá levantar em sede de Assembleia Municipal duas questões da maior importância relativamente a esta matéria:

 

1) Em primeiro lugar a CDU gostaria de saber se foi feita alguma avaliação do estado da rede de saneamento do Sargaçal. A rede, construída há cerca de 20 anos, nunca foi utilizada, pelo que o seu estado de conservação deve inspirar alguns receios e implicar uma mais que provável intervenção de recuperação.

2) Em segundo lugar, José Costa irá desafiar a Câmara a aceitar uma sugestão da CDU feita há muito a propósito das taxas de ligação à rede cobradas aos munícipes. É sabido que a Câmara, mais uma vez a reboque das propostas da CDU, concedeu um período de redução do custo de ligação ao saneamento e à rede de distribuição de água que decorreu nos últimos meses de 2008. Nesta altura a CDU sugeriu que este período de redução em 50% dos custos de ligação fosse extensível a todas as localidades onde fosse instalada a rede de saneamento, por um período de 6 meses, introduzindo desta forma uma medida da mais elementar justiça.

 

Desta forma a CDU desafia a Câmara de Ovar a aplicar esta redução na taxa de ligação à rede de saneamento a todos os moradores do Sargaçal, a partir do momento em que a rede se encontrar operacional, dando ao fim ao cabo as mesmas condições que outros beneficiaram durante o último período de redução.