br ar    v a l v

Juventude CDU promove debate "Educação: que Futuro?" PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Juventude CDU de Ovar   
Sábado, 19 Setembro 2009 02:11
Etiquetas:
Vasco Reis, Cátia Lapeiro e Alice Jeri

A Juventude CDU organizou, na passada sexta-feira, um debate subordinado ao tema "Educação: que futuro?", que decorreu na Praça das Galinhas - local habitualmente frequentado pelos jovens da cidade. O debate contou a presença de Lúcia Gomes, segunda candidata à Assembleia de República por Aveiro, António Macedo, cabeça-de-lista à Câmara Municipal de Ovar, Alice Jeri, Vasco Reis e Cátia Lapeiro.

Alice Jeri, candidata da CDU à Assembleia de Freguesia de Ovar, abriu o debate com uma introdução sobre a educação em Portugal, a sua missão e importância e o papel do Estado na garantia da sua qualidade, dando ainda nota sobre as transfomações recentes no sistema de ensino nos níveis básico, secundário e superior.

Seguiu-se Vasco Reis, Presidente da Associação de Estudantes da Escola Secundária de Esmoriz e dirigente da JCP, destacando os problemas vividos pelos alunos do Ensino Secundário, de que são exemplos a falta de condições materiais e humanas, o novo Estatuto do Aluno, os atrasos na implementação da Educação Sexual e o comprometimento da gestão democráticas das Escolas.

 

Debate decorreu na Praça das Galinhas, no centro de Ovar

Cátia Lapeiro, membro do Concelho Nacional da Educação e também dirigente da JCP incidiu a sua intervenção sobre o Ensino Superior, destacando o papel nefasto que o Processo de Bolonha e o Novo Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior tiveram na vida dos estudantes, não esquecendo as graves insuficiências que atingem a Acção Social Escolar e a existência de propinas como factor de impedimento à frequência do Ensino Superior.

Lúcia Gomes segunda candidata às eleições Legislativas, finalizou as intervenções, destacando com inúmeros exemplos o trabalho do PCP e do PEV na Assembleia da República no que à educação diz respeito, entre os quais cerca de 70 propostas de alteração ao novo Estatuto da Carreira Docente. De notar também que os eleitos CDU apresentaram na última legislatura mais de 200 requerimentos e perguntas parlamentares sobre questões do distrito, comparativamente com os 82 que somam PS, PSD e CDS, partidos que ao contrário da CDU, têm eleitos no distrito.

Intervenções do público fecharam o debate

Apesar da chuva iminente, seguiram-se ainda algumas intervenções do público partilhando experiências, vivências e ideias, encerrando-se assim um debate sem dúvida esclarecedor para os presentes do estado da educação no nosso país, dos seus responsáveis, dos seus principais problemas e da necessidade de reforço da CDU para a sua superação.