Miguel Viegas e Dinis Silveira em Cortegaça

Contando a com a participação militante dos seus activistas a CDU desdobrou-se hoje mais uma vez em múltiplas iniciativas de contactos com as populações do concelho reclamando o justo apoio na hora do voto para aquela que foi a força politica que mais trabalhou ao longo de todo o mandato.

Candidatos da CDU na Meia-maratona de Ovar

Desta forma, enquanto que Miguel Viegas, candidato à Assembleia Municipal de Ovar marcava mais uma vez presença na Meia Maratona de Ovar, prova rainha do atletismo vareiro, uma vasta equipa percorreu a freguesia de S. João de lés a lés, com a participação de António José Macedo, cabeça de lista à Câmara Municipal. A freguesia de S. João continua a ser o parente pobre do concelho. A junta não tem sequer uma sede própria apesar de todas as promessas. O saneamento cobre apenas parte da freguesia. Falta um polidesportivo coberto que assegure a prática desportiva ao longo de todo o ano. As ribeiras estão atafulhas de lixo e as margens completamente cobertas por vegetação infestante. A CDU propõe entre várias coisas a criação de um parque na Madria que recupere as margens da ribeira até à N109. Estas e outras propostas forma difundidas durante uma profícua manhã de trabalho.

Activistas da CDU em campanha no Sobral (S. João)

António Macedo, Miguel Viegas e Dinis Silveira com activistas da CDU em Cortegaça

A tarde foi dedicada a Cortegaça onde o cabeça de Lista, Dinis Silveira, assegura todas as condições para que a CDU volte a marcar presença na Assembleia de Freguesia. Com a ajuda de uma vasta equipa de candidatos entre os quais se destacam António José Macedo e Miguel Viegas, candidatos à Câmara e Assembleia Municipal, praticamente todas as ruas e cafés forma percorridos com excepção da Praia onde os candidatos certamente voltarão nos próximos dias. Ao longo da tarde e nos muitos contactos realizados, foi possível anunciar algumas das propostas da CDU pela freguesia. Citando talvez as mais emblemáticas, destaque-se a requalificação de todo o espaço margem da Ribeira de Cortegaça com a construção de extenso parque semi-urbano, a recuperação da mata do Buçaquinho ou ainda a valorização da Zona Industrial com melhores arruamentos, melhor iluminação, melhor sinalização e uma clara delimitação. A CDU também entende que se deveria pensar numa variante a sul da freguesia com uma boa ligação entre a A29 e a Zona Industrial.

Discussão do Programa Eleitoral no Centro de trabalho do PCP

Ao final da tarde, decorreu a última iniciativa do dia. Numa coincidência feliz com a chuva quase torrencial que se abateu sobre o concelho, a apresentação do Programa Eleitoral da CDU para as autarquias 2009 aconteceu no interior do Centro de Trabalho do PCP e contou com a presença dos principais candidatos aos vários órgãos autárquicos. Depois de umas palavras breves de António Macedo, seguiu-se a apresentação propriamente dita do programa a cargo de Miguel Viegas. Em linhas gerais (para mais informações é consultar o programa que segue em anexo) trata-se de um programa centrado na intervenção e no conhecimento da realidade que a CDU foi desenvolvendo ao longo dos anos, e numa profunda reflexão sobre as potencialidades do concelho e os principais entraves ao seu desenvolvimento. Tendo em conta a profunda crise social e económica que afecta o concelho é inevitável que as questões do desenvolvimento económica ocupam uma parte substancial do programa com propostas concretas relativamente por exemplo à zona industrial, ou à criação de uma Agência Local de Desenvolvimento. A questão do ambiente, dos equipamentos ou da cultura e desporto ocupam igualmente uma parte importante com a reivindicação antiga do Estádio Municipal com pista de atletismo e Casa Municipal de Desporto. Finalmente destaque-se as questões dos transportes e das acessibilidades com a reivindicação de obras urgentes na estação de Ovar e a criação de uma rede efectiva de transporte pública em estreita ligação com o transporte ferroviário.

Nas palavras de António Macedo, este programa não constitui um documento fechado como se veio de resto a comprovar com vários sugestões propostas na discussão que se seguiu à apresentação. Representa antes um ponto de paragem num percurso de coerência que nasce com a instituição do poder local democrático em 1975, chega aos nossos dias e continuará certamente por muitos anos. Neste projecto CDU, de âmbito nacional e com realizações concretas em muitos concelhos deste pais, não cabem projectos pessoais com interesses mesquinhos pautados por requentados desejos de vingança pessoal. Quem está na CDU fá-lo por acreditar num projecto colectivo de construção de uma vida melhor ancorado em princípios e valores que fazem da CDU uma espaço de intervenção cívica e política diferente onde cabem todos aqueles que continuam a acredita que um outro munda é possível.

Pode consultar o nosso Programa Eleitoral aqui.