Toyota de OvarPerante o encerramento da chamada fábrica 2 da Toyota/Ovar - onde eram até aqui fabricados os miniautocarros “Mini Coaster” - que implica a destruição de mais umas largas dezenas de postos de trabalho, a Comissão Concelhia de Ovar do PCP regista e lamenta mais uma machadada no tecido industrial do concelho.

Nas últimas semanas, os trabalhadores da Toyota de Ovar foram confrontados com a decisão do Grupo Salvador Caetano de encerrar uma das fabricas (a nº 2) do complexo fabril de Ovar. Nesta fábrica, que representa várias dezenas de postos de trabalho, eram até aqui fabricados os miniautocarros “Mini Coaster”.

De acordo com as informações recolhidas, a empresa terá deslocado parte dos trabalhadores para a outra unidade fabril de Ovar (a nº 1), procurando transferir a maioria para a unidade de Gaia, rescindindo com a Toyota Caetano Portugal S.A. e assinando novos contratos com a Caetano Bus, S.A..

A confirmar-se este procedimento, completamente inaceitável por parte dos trabalhadores, estes perdem direitos adquiridos (a maioria trabalha na empresa há décadas), trocando um emprego certo por um contrato precário e a empresa fica livre de qualquer encargo relativamente ao transporte de Ovar para Gaia.

Perante esta situação, a Comissão Concelhia de Ovar do PCP, para além de repudiar todo este processo, já alertou o seu Grupo Parlamentar na Assembleia da República no sentido de confrontar o governo com esta medida, que representa mais desemprego e mais precariedade e, portanto, mais um passo atrás na recuperação da nossa economia. Ora, como o PCP tem afirmado, Portugal só sairá da actual crise com mais produção e mais emprego, o que implica uma ruptura com as políticas neoliberais que afundaram e continuam a afundar o País.