correiosApesar dos sucessivos alertas do PCP, que já por diversas vezes levantou esta questão na Assembleia Municipal, e perante a completa inércia do poder autárquico (Juntas de Freguesias e Câmara Municipal), a verdade é que é muito grande o risco de encerramento das estações de correio de Válega, S.V. Pereira e Maceda.

A acontecer, este encerramento representa um autêntico escândalo e só pode ser entendido como uma cura de emagrecimento típico em empresas destinadas a ser privatizadas. Importa lembrar que os CTT, apesar de vinculados à prestação de um serviço público fundamental, teve em 2010, lucros líquidos superiores a 50 milhões de euros. Não é por acaso que esta empresa fundamental se encontra na lista do próximo pacote de privatizações aprovado pela troika com o subserviente acordo de PS, PSD e CDS. Neste sentido são, completamente inaceitáveis as lágrimas de crocodilo vertidas por autarcas e responsáveis políticos daqueles partidos que, com toda a falta de vergonha, fingem condenar localmente aquilo que os seus partidos defendem a nível nacional.

As garantias de continuidade de funcionamento deste serviço fundamental em espaços comerciais anexos, como é o caso de um estabelecimento de restauração em Válega, merece igualmente o mais vivo repúdio da Comissão Concelhia de Ovar do PCP, que condena frontalmente estes encerramentos dos CTT, solidarizando-se desde já com as populações em luta.

Ovar 09 de Outubro de 2011

A Comissão Concelhia de Ovar do PCP