br ar    v a l v

Edição especial do Jornal Avante! PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Comissão Concelhia de Ovar do PCP   
Sábado, 10 Junho 2006 22:00
Etiquetas:
foto

Nesta edição especial o Avante!, órgão central do Partido Comunista Português, dedica as suas páginas centrais ao papel fundamental de Álvaro Cunhal na história do Partido, designadamente na reorganização de 1940-41, data a partir da qual o PCP surge definitivamente como grande partido nacional, cuja acção revolucionária viria a ser decisiva para o derrubamento do fascismo em 1974.

O período de 40-41 marca também uma data a partir da qual o jornal Avante, que tinha sido fundado em 1931, passaria a ser publicado regularmente de forma ininterrupta até aos nossos dias, pelo menos uma vez por mês durante o fascismo e semanalmente após o 25 de Abril de 1974. Acrescente-se que, durante o fascismo, a sua publicação era garantida sempre em tipografias clandestinas, isto é, sem nunca ter recorrido ao exterior. Este é, aliás, um feito sem paralelo ao nível mundial, que nunca é demais assinalar.

 

foto

Para além de veicular a voz do Partido, o Avante é também portador de uma valiosa informação sobre as lutas desenvolvidas pelos trabalhadores em Portugal e no mundo que mais nenhum órgão de comunicação social se digna dar cobertura. Daí a crescente aceitação que o jornal tem tido por parte de gente que, não sendo militante, encontra no Avante a chama da esperança por um mundo melhor.