A CDU em S. Vicente Pereira Jusã

Como é sabido, os meios da CDU são limitados e estão muito longe das campanhas absolutamente milionárias que PSD e PS têm vindo a praticar no concelho, com gastos astronómicos em dezenas e dezenas de outdoors, brindes, camisolas e figurantes, e onde nem faltam camiões de campanha, ao mais sensacional estilo Alberto João Jardim. Gastos a raiar o obsceno, num concelho estagnado, empobrecido, onde grassa o desemprego por culpa das políticas governamentais destes mesmos partidos, e que contribuem para o crescente sentimento de indignação da população.

A CDU, colocando e distribuindo a propaganda necessária para passar a sua mensagem, conta com uma equipa de militantes e activistas motivados e empenhados numa campanha baseada no contacto directo com as populações. Assim, dezenas de elementos da CDU percorreram as ruas de todas as freguesias do concelho, num enorme esforço de levar ao maior número de pessoas o seu projecto autárquico.

Nos últimos dias foi a vez das freguesias de Arada, S. Vicente Pereira Jusã e S. João (incluindo os lugares de Guilhovai, Cabanões e Cimo de Vila, entre outros). Freguesias que, como é sabido, foram extintas pelos partidos que, cinicamente, afirmam agora defendê-las: o PSD e o CDS, sendo que um dos deputados do CDS que votou a extinção de 4 freguesias em Ovar é agora candidato à Assembleia Municipal!

Assiste-se assim à criação de uma super-freguesia que concentra mais de 60% da área do concelho e 54% da sua população, com realidades muito distintas quer a nível geográfico, quer económico, quer cultural. Esta fusão cria, como é evidente para todos, enormes problemas às populações abrangidas a que os candidatos locais do PSD e do CDS preferem, envergonhados, chamar "desafios" - como referiu um dos candidatos no debate de terça-feira, em Esmoriz.

A CDU tem a consciência limpa ao ter tentado impedir a extinção destas freguesias, recorrendo a todos os meios - dos institucionais à luta de massas - e continuará a ter como desafio a continuação luta contra este autêntico crime contra a democracia.

Além da indignação das pessoas pela extinção das suas freguesias, a CDU constatou ainda a forte desertificação que se faz sentir nalguns lugares das mesmas, que decorre não apenas do desemprego e da falta de tecido produtivo, mas também dos arruamentos em péssimas condições, da falta de equipamentos e da falta de uma rede de transportes eficaz. Assim, compromete-se, caso seja poder, a aplicar uma estratégia de combate ao esvaziamento das zonas rurais do nosso concelho.

As freguesias rurais só estarão condenadas ao esquecimento e ao atraso enquanto continuarem no poder os partidos que promovem a concentração de infra-estruturas e serviços apenas nos grandes centros. A CDU, pelo contrário, defende um desenvolvimento equitativo e harmonioso do território e opõe-se firmemente a qualquer tentativa de espoliar as povoações mais pequenas dos serviços e equipamentos necessários.

A CDU nas zonas rurais das freguesias