No quadro da discussão da proposta de orçamento da Câmara Municipal de Ovar para 2011, o PCP desafia a Câmara a incluir a construção de uma pista de atletismo, como elemento central de uma futura zona desportiva municipal.
A inclusão desta pista seria, igualmente, uma forma deste executivo municipal passar das palavras aos actos em matéria de orçamento participado, usando a expressão tão do agrado do Sr. Presidente da Câmara. A pista é hoje reconhecidamente por todos como uma das prioridades em matéria de infra-estruturas num concelho com profundas tradições no atletismo.
Para além das centenas de atletas vareiros praticantes em diversos clubes, que percorrem o país de lés-a-lés em provas durante todo o ano, é também em Ovar que se organiza uma das mais prestigiadas meias maratonas nacionais e é também de Ovar uma das poucas atletas olímpicas que representou Portugal nos últimos Jogos em Pequim. Não é por acaso que a Carta Educativa, amplamente discutida na comissão especializada do desporto da Assembleia Municipal, aponta igualmente para esta prioridade.
De lamentar, portanto, que a Câmara Municipal de Ovar, apesar de fazer questão de sublinhar a carácter aberto e participado do seu orçamento, tenha rejeitado em anos anteriores esta proposta do PCP, que corresponde a um anseio da comunidade vareira. Apesar desta recusa, bem como do facto da proposta ainda não constar deste orçamento para 2011, o PCP, através do seu eleito na Assembleia Municipal, confia que a Câmara possa compreender o alcance deste investimento, de cerca de um milhão de euros, para o desenvolvimento da cidade e do concelho. Uma pista - com uma localização privilegiada, junto ao pinhal, com excelentes acessos, encostada a uma pousada de juventude - pode e deve representar um investimento âncora na cidade do atletismo, atraindo milhares de atletas de todo o país e satisfazendo as os anseios de dezenas de jovens, de todo o concelho, que treinam na estrada, sem condições, tendo que deslocar-se a Aveiro ou a Espinho para treino específico em pista.
Ovar, 18 de Dezembro de 2010
A Comissão Concelhia de Ovar do PCP