Após o regresso de férias, quando se aprontavam para retomar o trabalho, vários trabalhadores da empresa do sector têxtil AS Pereira, em Esmoriz, foram confrontados com uma situação de despedimento. Logo que tomou conhecimento desta situação vivida por nove trabalhadores da empresa (8 mulheres e um homem) o Grupo Parlamentar do PCP na Assembleia da República questionou o governo, exigindo o esclarecimento e  a sua intervenção sobre esta situação.

Acresce ainda o facto dos trabalhadores, segundo declarações à imprensa, terem recebido propostas posteriores da mesma entidade patronal para trabalharem à hora por 2,5 euros. Não obstante, a fábrica encerrou por “dificuldades económicas”, sendo certo que a entidade patronal, após demora na entrega do formulário para ser entregue na Segurança Social, a fim de ser pago o subsídio de desemprego, terá tentado negociar a prestação futura de trabalho. Foi ainda noticiado que uma equipa da ACT terá estado presente, sendo de crucial importância conhecer o resultado da acção inspectiva.

Ovar 18 de Setembro de 2011

A Comissão Concelhia de Ovar do PCP