A CDU, através dos seus eleitos na Assembleia e Junta de Freguesia de Ovar, respectivamente, José Sona e Manuel Duarte, têm vindo a reclamar uma intervenção urgente na Fonte das Luzes e no conjunto singular de moinhos imediatamente a montante.
Apesar de completamente degradados e atafulhados em lixos e densa vegetação, os moinhos das luzes ainda representam um valioso património arquitectónico e um testemunho das formas de aproveitamento múltiplo da água como fonte energética e como meio de regadio. Este delicioso complexo formado pelos moinhos e pela fonte está aliás retratado num dos 14 painéis de azulejos das Estação de Comboio da CP, cujo estado inspira igualmente alguns cuidados.
Um outro aspecto altamente relevante, que salienta ainda mais a importância deste conjunto, está na sua proximidade com a casa e a quinta onde viveu o saudoso Dr. Silveira que inspirou a personagem do Dr. João Semana no romance de Júlio Dinis "As Pupilas do Senhor Reitor". Nesta medida, uma intervenção de fundo em toda aquela área, hoje profundamente degradada, poderia representar um verdadeiro tributo à história da cidade, preservando a sua cultura e o seu passado, e valorizando as longas estadias em terras vareiras de um dos autores maiores da nossa literatura.
Nesta medida, a CDU e seus eleitos, depois de ter sugerido esta importante intervenção junto da autarquia, desafia publicamente a Câmara Municipal a dar passos concretos na recuperação deste importante património da cidade de Ovar, homenageando assim e simultaneamente umas das personagens mais queridas da terra, que marcou decisivamente uma época: o Dr. João José da Silveira, médico vareiro, amigo dos pobres, imortalizado na personagem do Dr. João Semana.