A CDU, através dos seus eleitos, tem sido ao longo dos últimos anos uma voz crítica relativamente ao serviço prestado pela ERSUC no que toca à recolha, triagem e reciclagem de resíduos sólidos urbanos. Pese embora os avultados pagamentos à ERSUC (1,5 milhões de euros em 2006!) e da taxa do lixo paga por todos nós em nome da qualidade do serviço (pelo menos era este o argumento aquando da assinatura do contrato de concessão), a verdade é que este serviço tem deixado muito a desejar.
Apesar da taxa de reciclagem ser ínfima (cerca de 3%, muito longe da média nacional), não se vê nenhum interesse em promover a reciclagem junto dos utentes. A recolha é feita de forma deficiente, sobretudo ao nível dos ecopontos onde é frequente ver lixo acumulado à volta dos mesmos. Os próprios contentores encontram-se muito degradados e, na esmagadora maioria, em péssimas condições de higiene, apesar de constar no contrato de concessão a limpeza e desinfecção dos mesmos.
O último episódio prende-se com o ecoponto situado na rua António Sérgio (na Habitovar). Há já mais de 15 dias que os contentores arderam numa acção de puro vandalismo, que naturalmente nos merece o mais vivo repúdio. Passados uns dias, um camião recolheu o que restava dos mesmos, deixando o local imundo, sem que até hoje alguém da empresa tenha actuado para resolver a situação.
Naturalmente, que a responsabilidade de tais actos não pode ser atribuída à ERSUC. A CDU, que esteve já no local através do seu representante na Junta de Freguesia de Ovar, Manuel Duarte, entende todavia que esta empresa multimunicipal tem obrigatoriamente que ter planos de contingências para este tipo de situação. O caso será naturalmente levantado seja na Junta ou na Assembleia de Freguesia de Ovar, seja na própria Assembleia Municipal onde várias vozes se têm já levantado reclamando um melhor serviço da ERSUC.