foto

Uma delegação da CDU, composta por José Costa, deputado da CDU na Assembleia Municipal de Ovar, Manuel Duarte, membro da CDU na Junta de Freguesia de Ovar e Miguel Viegas, esteve hoje reunida, a seu pedido, com o Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Ovar a propósito da possibilidade de encerramento da pediatria do hospital.

Sendo inconcebível a amputação de valências num hospital cujo relevante papel é inquestionável e onde têm sido realizados importantes investimentos, a CDU centrou grande das suas interrogações à volta da pediatria, cuja notoriedade ultrapassa em muito os limites do concelho de Ovar.


Segundo informações prestadas pelo próprio Presidente do Conselho de Administração, são atendidas em média 3 crianças por dia oriundas do concelho da Feira, isto num universo de mais de 6500 consultas externas (sem contar com o serviço de urgências) realizadas anualmente pelo serviço de pediatria.

Será esta qualidade e este volume de negócio que tem despertado a gula do Hospital da Feira?

Quanto à questão do encerramento da Pediatria, de acordo com as palavras do Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Ovar, a informação oficial confirma apenas a existência de uma comissão criada ao nível da ARS Centro e composta pelos directores Clínicos dos Hospitais de Ovar, Feira e Oliveira de Azeméis, com o objectivo de apreciar a situação dos cuidados pediátricos na zona Aveiro Norte (abrangendo aqueles concelhos) e propor soluções.

 

A Comissão Coordenadora de Ovar da CDU, que não nasceu ontem e que não quer que a população seja colocada perante factos consumados, tem naturalmente todas as razões para desconfiar destas comissões que invariavelmente têm assumido o papel de comissões liquidatárias de qualquer coisa.

Neste sentido, a Comissão Coordenadora de Ovar mantém com ainda mais força a concentração marcada para a próxima sexta-feira às 18:00 e espera que esta venha a ser uma poderosa mensagem da população vareira que possa inverter o rumo dos acontecimentos.