Há zonas que esperam há anos por intervenção por parte da Câmara

Há já vários anos que a Câmara Municipal de Ovar assumiu a responsabilidade pela manutenção dos espaços verdes da Habitovar. Desde então, os mesmos espaços têm-se degradado a olhos vistos, e só não se encontra pior devido ao trabalho do jardineiro que a Direcção da Habitovar optou por manter, e que tem procurado remediar a situação.

Ao herdar a gestão dos espaços verdes da Habitovar, que passaram para o domínio público, a Câmara herdou ao mesmo tempo todo um sistema coerente de rega, incluindo, para além da rede de água e respectivos aspersores, quatro furos e respectivas bombas. Este sistema, por incúria da Câmara Municipal de Ovar, encontra-se hoje completamente degradado. Dois furos estão inactivados, deixando mais de metade dos espaços verdes sem rega. Num dos furos, o da Praceta 12 de Fevereiro, o tubo que suporta a bomba ainda se encontra estendido junto às garagens. Parte dos poucos aspersores que ainda funcionam estão avariados ou mal direccionados inundando a estrada. Os restantes que se foram avariando ao longo dos anos estão hoje na sua maior parte tapados com tacos de madeira. Grande parte dos bicos foram aliás "decapitados" pela máquina de cortar relva. Ou seja, numa parte da cooperativa temos seca e noutra autênticos lamaçais.

Jardins têm-se degradado de ano para ano

Perante esta situação, José Costa, representante da CDU na Assembleia Municipal de Ovar, enviou já um requerimento à Câmara reclamando outra atenção para esta parte nobre da cidade. Impõe-se, de acordo com o requerimento, tirar partido da infra-estrutura existente ainda passível de recuperação. Há que realizar uma inspecção ao conjunto da rede de distribuição e a cada uma dos aspersores. O eleito comunista menciona igualmente a necessidade de repôr o sistema de rega automática que chegou a funcionar recentemente em algumas zonas da Habitovar. Importa também desassorear os furos e recuperar as bomdas entretanto avariadas. Finalmente, e com a máxima urgência, é necessário limpar a sarjetas que nunca foram limpas.

Aproveitando o requerimento, José Costa ainda questiona o Vereador responsável sobre o chafariz da Alameda do Poder Local, que se encontra sem funcionar há já muitos meses sem que sejam conhecidas as razões.

Pode consultar o requerimento aqui.