Um artigo publicado no dia 19 de Dezembro de 2010 num jornal económico a propósito das reformas e pensões, tinha por título: ”Manter o valor da pensão exige esforços acrescidos”. Baseado num estudo da AXA seguros todo o artigo é um elogio rasgado ao actual sistema imposto pelo Governo do PS/Sócrates com as malfeitorias introduzidas nas leis da Segurança Social  Pública.

Tal estudo, vindo de quem vem, AXA Barómetro Reforma 2010, torna-se imediatamente suspeito. É velho o sonho/tentativas de acabar com a Segurança Social Pública por parte dos especuladores financeiros acoitados em bancos e seguradoras. Servindo-se de políticos aldrabões do PS, PSD e CDS, que em períodos eleitorais  dizem uma coisa e depois de apanhar o voto ao povo (distraído e/ou desinformado) fazem exactamente o contrário do prometido, tudo fazem para  transformar os descontos dos trabalhadores em negócios especulativos na roleta da bolsa e outros, mais que duvidosos...

É por isso que, em altura de eleições, surgem os vampiros da finança a reclamar mais benefícios e benesses, que, se os deixarem, acabam com todas as conquistas sociais alcançadas pela luta de gerações de trabalhadores e que com o 25 de Abril, e posterior desenvolvimento vieram a ser consagradas na Constituição da República Portuguesa, como  por exemplo o art.º 72º (Terceira Idade) (…) “1. As pessoas idosas têm direito à segurança económica e a condições de habitação e convívio familiar e comunitário que respeitem a sua autonomia pessoal e evitem e superem o isolamento ou a marginalização social”.

É por isso que, aos reformados pensionistas e idosos se impõe uma reflexão séria sobre o sentido do seu voto nas eleições presidenciais do próximo dia 23 de Janeiro. Quem se der ao trabalho de analisar as propostas dos diferentes candidatos, verificará que Francisco Lopes é o único que sem meias palavras, pela sua juventude, pela sua prática e maneira de estar na política, se assume  como defensor dos trabalhadores, dos jovens e dos reformados de ontem de hoje e de amanhã. Porque ninguém tenha dúvidas, se o povo se deixar enganar, a política de desastre nacional de Sócrates, Passos Coelho apadrinhada por Cavaco Silva e bem expressa no Orçamento de Estado 2011, irá continuar com mais desemprego, congelamento de reformas e pensões, miséria e fome para a esmagadora maioria do povo que trabalha ou já trabalhou.

Por tudo isto, a célula dos reformados comunistas do concelho de Ovar, apela à mobilização de todos os reformados com ou sem partido, para uma grande votação na candidatura de Francisco Lopes, promovida pelo PCP, apoiada pelo partido Ecologista os Verdes, pela Intervenção Democrática e por milhares de democratas e patriotas!

Ovar Janeiro 2011

A Célula os reformados comunistas do Concelho de Ovar