Miguel Viegas e Sara Leite junto aos correiosOs CTT, à semelhança do que acontece por todo o país, anunciaram a intenção de encerrar o seu posto de atendimento em S. Vicente Pereira (concelho de Ovar), deixando toda população daquela freguesia sem este serviço público essencial. A alternativa passaria por se deslocarem para freguesia sede de concelho (Ovar), perdendo meio dia num assunto que até agora apenas leva escassos minutos a resolver.

Num momento em que corre já um abaixo-assinado, Miguel Viegas, representante do PCP na Assembleia Municipal de Ovar, dirigiu um requerimento à Câmara, procurando, assim, envolver o poder local ao mais alto nível para esta questão.

Este encerramento representa um autêntico escândalo e só pode ser entendido como uma cura de emagrecimento típico em empresas destinadas a ser privatizadas. Importa lembrar que os CTT, apesar de vinculados à prestação de um serviço público fundamental, tiveram em 2010, lucros líquidos superiores a 50 milhões de euros. Não é por acaso que esta empresa fundamental se encontra na lista do próximo pacote de privatizações do Governo PS, que entretanto caiu.

A Comissão Concelhia de Ovar do PCP condena frontalmente esta intenção dos CTT, solidariza-se com a população em luta e compromete-se desde já a tudo fazer para impedir tal desiderato.

Ovar 4 de Maio de 2011

A Comissão Concelhia de Ovar do PCP

REQUERIMENTO

Exmo. Sr. Presidente da Assembleia Municipal de Ovar

Assunto: Encerramento do Posto de Correio de S. Vicente Pereira

Tive recentemente conhecimento da intenção dos CTT de encerrar o seu posto de atendimento de S. Vicente Pereira, à semelhança, de resto, do que está a acontecer um pouco por todo o país.

Escusado será dizer que este encerramento representa um sério golpe na vida da população daquela freguesia que, a confirmar-se esta intenção, passará a ter de perder quase meio-dia de trabalho para resolver um assunto que até ali apenas levava escassos minutos.

Esta situação é tanto mais grave quanto de se sabe que os CTT, apesar de ser um empresa do Estado e, portanto, vinculada e uma estratégia de serviço público, até teve em 2010 mais de 50 milhões de euros de lucros.

Perante esta situação, venho por este meio questionar o Executivo Municipal sobre esta questão, perguntando designadamente se tem ou não conhecimento da intenção dos CTT em encerrar o posto de atendimento de S. Vicente Pereira e que atitude pensa tomar relativamente ao assunto.

Ovar, 4 de Maio 2011

Miguel Viegas