Regional

Uma delegação de Ovar do PCP, dando seguimento à Campanha “Valorizar os Trabalhadores – Dar mais Força ao PCP”, distribuíram e contactaram com os trabalhadores da Kirchhoff, empresa multinacional Alemã, sediada há 25 anos em Ovar do sector de produção de componentes para a Indústria Automóvel.

No contacto com os trabalhadores, foi possível constatar as verdadeiras injustiças com que diariamente são confrontados a maioria dos mais 400 trabalhadores que produzem nesta empresa.

Nos dias de hoje esta empresa vai mantendo a sua mão-de-obra fundamentalmente jovem, constantemente recrutada através de empresas de aluguer de mão-de-obra, para as quais estes trabalhadores não trabalham, mas que na realidade no final de cada mês estas empresas ficam com uma parte dos seus salários.

É com este flagelo social que se deparam os trabalhadores da Kirchhoff, que ao longo dos anos esta empresa recorrendo às empresas de aluguer de mão-de-obra, vai mantendo a precariedade dos postos de trabalho através de baixos salários, a utilização do banco de horas e contratos de baixa duração (1 a 3 meses). Estes e muitos outros atropelos estão em confronto com os direitos consagrados no código de trabalho.

Nesta luta desigual é necessário que os trabalhadores adquiram consciência de classe e confiança de que é possível alcançar os seus objectivos. Se de um lado estão aqueles que ganham com a precariedade e a exploração, que sendo poucos têm muito poder, meios e instrumentos ao seu serviço, do outro lado os trabalhadores têm o seu Partido, o PCP. Este é um combate que está nas mãos dos trabalhadores.

É com esta confiança que o PCP, como sempre, mantém a sua intervenção junto dos trabalhadores da Kirchhoff, que continuará a denunciar esta e qualquer outra ofensiva por parte da entidade patronal junto da classe operária. O PCP continuará a lutar com os trabalhadores com o objectivo de lutar pelo aumento dos salários, horários dignos, defesa de condições de trabalho – Emprego com Direitos.

Aveiro, 30 de Abril de 2018

Kirchhoff 01

Nota do Gabinete de Imprensa da DORAV do PCP

No âmbito da exposição nacional do PCP "Mais Direitos, Mais Futuro, Não à precariedade" patente, até ao dia 11 de Fevereiro, no salão nobre da Junta de Freguesia de Stª Maria da feira, convidamos-te  a participar no debate, alusivo à exposição, que se realiza no próximo dia 10 de Fevereiro às 21h e que contará com a participação da deputada do PCP na A.R., Diana Ferreira, e Francisco Gonçalves, membro do executivo da DORAV do PCP.

Debate público e apresentação do "Guia do PCP Contra a Precariedade"

Após décadas de intenções e promessas, particularmente em períodos eleitorais, sobre a requalificação da Lagoa de Paramos/ Barrinha de Esmoriz, foram mais uma vez anunciadas, desta feita pelo actual ministro do Ambiente, as obras de preservação e valorização deste importantíssimo ecossistema.

Segundo as declarações do referido governante, a obra tem um custo de 3,3 milhões de euros, financiado em 85% pelo POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos) e os restantes 15% por capital social da Polis Litoral Ria Aveiro. A conclusão das obras está prevista para 13 de Junho de 2017.

Entretanto, não deixa de ser caricato observar o aproveitamento público, que particularmente, os presidentes das Câmaras de Espinho e Ovar estão a fazer deste processo, depois de décadas de recriminações públicas entre estes dois executivos municipais, e de PS, PSD e CDS terem inviabilizado, em diversas ocasiões as propostas apresentadas pelo PCP, em sede do PIDAC, (Programa de Investimentos e Despesas da Administração Central), com vista à intervenção na Lagoa de Paramos/Barrinha de Esmoriz.

O PCP tem um reconhecido património de décadas de intervenção e de luta em defesa deste importante ecossistema, e nunca desistiu quer junto das populações, nas instâncias autárquicas e na Assembleia da República, de o transformar num Parque Ambiental com pólos científicos, circuitos de observação e alojamento para visitantes, uma rede de ciclovias e percursos pedestres. Ainda em Janeiro deste ano, a deputada comunista Diana Ferreira esteve mais uma vez no local, chamando a atenção para a situação.

Por isso, a concretizar-se o anúncio do ministro do Ambiente, o PCP saúda o início das obras e assume-se como seu legítimo precursor. Não obstante, continuaremos atentos e vigilantes e prontos a intervir, caso as obras não correspondam aos objectivos fundamentais de preservação e valorização deste ecossistema.

O Executivo da DORAV do PCP

Aveiro, 4 de Outubro de 2016

Na noite de 30 de Setembro, o salão da Junta de Freguesia de Santa Maria da Feira encheu-se para o arranque da 3ª fase do processo preparatório do XX Congresso do PCP.

Esta fase é marcada pela discussão do projecto de resolução política/teses e pela eleição de delegados para o Congresso. Nesse âmbito serão realizados vários debates públicos, reuniões, plenários e assembleias de todos os organismos do PCP no distrito de Aveiro (à semelhança do que ocorre por todo o País).

O primeiro momento de debate colectivo foi o debate em Santa Maria da Feira, em que se abordou as questões do funcionamento, história, linhas de intervenção, dificuldades e avanços do trabalho do Partido, sob o lema "Princípios, identidade e objectivos de um Partido revolucionário", contando com Carlos Gonçalves - membro da Comissão Política do CC do PCP - como orador principal para início dos trabalhos.

Foram muitas as intervenções da assistência, proporcionando-se um vivo debate, enriquecido por diferentes perspectivas, experiências e linhas de análise dos diferentes intervenientes que convergiram na necessidade de reforço do PCP, da sua identidade, do alargamento da militância, do trabalho colectivo e da intervenção junto dos trabalhadores e das populações.

Aveiro, 1 de Outubro de 2016

O Gabinete de Imprensa da DORAV do PCP

A acção nacional de esclarecimento e mobilização do PCP, intitulada «Emprego, Direitos, Produção, Soberania – Alternativa Patriótica e de Esquerda», arrancou hoje em todo o País, e o distrito de Aveiro não foi excepção, com uma acção de contacto junto dos trabalhadores da Oliveira e Irmão.

No folheto que sustenta a acção recorda-se os direitos que foi possível «defender, repor e conquistar» com a luta dos trabalhadores e do povo e a iniciativa e contribuição do PCP. Entre eles, destaca-se as 35 horas na Administração Pública, a eliminação da sobretaxa de IRS e a reposição dos quatro feriados roubados pelo anterior governo PSD-CDS, a reversão das privatizações de empresas públicas de transporte terrestre de passageiros, o aumento – ainda que insuficiente – do salário mínimo nacional, do abono de família e do complemento solidário para idosos, a efectivação do apoio extraordinário a trabalhadores desempregados, a redução das taxas moderadoras e do IVA na restauração, o início da gratuitidade dos manuais escolares e o fim dos exames do 4.º e 6.º anos.

Destaca-se ainda que é necessário prosseguir a luta pela concretização de outras medidas, com vista a melhorar as condições de vida dos trabalhadores e do povo e resolver os graves problemas do País, reafirmando-se que no Orçamento do Estado e na intervenção dentro e fora da Assembleia da República o PCP se continuará a bater pelas propostas que considera fundamentais para ir mais longe.

Por fim, com este folheto realça-se uma vez mais os eixos centrais da política patriótica e de esquerda que o PCP propõe, e alerta-se para as duas mais graves ameaças à solução dos problemas nacionais: a acção revanchista do PSD e do CDS de desestabilização do País e a chantagem da União Europeia. Sublinha-se também que é perigosa a ilusão de que é possível avançar na solução dos mais graves problemas do País sem romper com a política que «conduziu Portugal ao declínio.

Ao longo das próximas duas semanas multiplicar-se-ão as acções de esclarecimento e contacto em todos os concelhos do Distrito de Aveiro.

Aveiro, 29 de Setembro de 2016

O Gabinete de Imprensa da DORAV do PCP

Vieram recentemente a público toda uma série de medidas que a C.I.R.A. – Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro – propôs, na sua última reunião, relacionadas com o flagelo dos fogos florestais que, como é sabido, assolaram grandes áreas do território. Pelas graves repercussões que tais propostas encerram, merecem-nos os seguintes comentários:

1. Reafirmamos as posições do PCP, nos planos nacional e regional não só sobre as causas fundamentais para a repetição cíclica deste flagelo – desinvestimento, desordenamento, falta de limpeza das matas, política agrícola de desprezo pelos pequenos e médios agricultores, etc. - mas também sobre a urgência de medidas nucleares para a defesa da floresta e do combate aos incêndios, nomeadamente uma efectiva política de ordenamento florestal, preservando as espécies autóctones e defendendo a agricultura tradicional e o mundo rural.

2. As medidas agora propostas carecem de aprofundamento e dificilmente responderão em toda a magnitude às questões colocadas, a saber: a) a passagem do controlo da floresta para a esfera municipal (ou mesmo inter-municipal) representaria um retrocesso numa questão que é de interesse nacional e deve ser assumida pelo Estado Central; b) Tal decisão seria um "empurrar para baixo" do problema, pois é claro que, no actual quadro, a maioria das autarquias não dispõe sequer dos meios para lidar com a questão e a sua complexidade; c) a responsabilização dos pequenos proprietários pelos terrenos abandonados (que ninguém sabe exactamente quantos e quais são) faz parte de um processo de promoção da concentração da propriedade, designadamente através dos grandes grupos económicos, mas também da campanha contra os baldios e a sua gestão pelos povos; d) Há já na lei e na Constituição mecanismos que permitem ir muito mais longe na limpeza de terrenos nos casos em que os proprietários (por incúria ou por falta de meios) não o fazem. - No entender do PCP, deve cumprir-se os preceitos legais e constitucionais existentes, assegurando meios e apoios aos pequenos produtores florestais e uma rede de incentivos e, só em última análise, avançar para uma limpeza assumida pelo Estado a ser posteriormente cobrada ao proprietário (como prevê a lei).

3. A defesa da floresta, da segurança das populações e dos seus bens na região de Aveiro, como em todo o país, só serão efectivados com outra política, com medidas estruturais e profundas, como as acima citadas, e não com propostas avulsas e ocasionais que mais não fazem do que distrair a opinião pública e a comunicação social e adiar a resolução deste magno problema.

Aveiro, 20 de Setembro de 2016

O Executivo da DORAV do PCP

Convívio Regional do PCP em Estarreja

O PCP organiza um momento de confraternização e intervenção política no próximo domingo, 3 de Julho, a partir das 12h, no Parque Álvaro Nora em Canelas (Estarreja). Esta iniciativa contará com a presença e intervenção do Secretário-Geral do PCP Jerónimo de Sousa.

Dada a grande proximidade entre o espaço do convívio e apeadeiro de Canelas (Estarreja), informa-se que para deslocação existem comboios de hora a hora entre as várias estações e apeadeiros.

Para deslocação de automóvel, o ponto de encontro é no Centro de Trabalho de Ovar do PCP às 11h30.

Para mais informações contactar o camarada Óscar Oliveira através de um dos seguintes telemóveis 918 727 447 ou 934 388 177.

Contamos contigo!

Jantar-comício com Edgar Silva | Sexta 18/Dezembro, 20h | Salão Banda Visconde de Salreu

No dia 18 de Dezembro, pelas 20h00, terá lugar um jantar-comício com Edgar Silva no Salão da Banda Visconde Salreu (Estarreja).

Esta é uma importante iniciativa, divulga-a junto de camaradas e amigos!

no dia 18 de Dezembro, pelas 20:00, terá lugar um jantar-comício com Edgar Silva no Salão da Banda Visconde Salreu (Estarreja).

Esta é uma importante iniciativa num período normalmente marcado por muitas iniciativas do movimento associativo, sindical e outras de cariz mais informal, pelo que se apela a que desde já marques na tua agenda este evento e o divulgues junto de camaradas e amigos.

Notícia em www.aveiro.pcp.pt.

Nesta sexta feira, num vibrante comício realizado na praia de Esmoriz, concelho de Ovar, foi apresentada a lista completa da CDU - Coligação Democrática Unitária pelo círculo eleitoral de Aveiro. Esta importante iniciativa de campanha, à qual se associaram largas centenas de militantes e simpatizantes, contou com a participação de Jerónimo de Sousa, Secretário Geral do Partido Comunista Português.

No comício intervieram, para além do mandatário da lista, Adelino Nunes, Renata Costa, da Juventude CDU, Antero Resende, do Partido Ecologista «Os Verdes», Miguel Viegas, primeiro candidato da CDU, ficando a intervenção de encerramento a cargo de Jerónimo de Sousa.

Todas as intervenções se centraram, fundamentalmente, na valorização da lista da CDU, na importância do projecto que a CDU apresenta para o país e para a região, e na necessidade de romper com as políticas de austeridade protagonizadas por PS, PSD e CDS, ora coligados, ora governando juntos ao longo das últimas quase quatro décadas.

CDU apresenta candidatos na praia de Esmoriz, com presença de Jerónimo de Sousa

A CDU tem candidatos que se destacam pela sua intervenção cívica e política permanente e não apenas em véspera de eleições. Na palavras de Miguel Viegas, esta lista representa a garantia mais sólida de que os interesses da população e dos trabalhadores serão sempre colocados em primeiro lugar. Para além de contribuir para derrotar a política de direita na Assembleia da República, os deputados da CDU eleitos pelo distrito de Aveiro, marcarão a diferença no exercício do seu mandato, bem ao estilo da CDU, com uma intervenção de proximidade com as populações, denunciando os problemas e propondo soluções.

Quanto ao programa da CDU para o distrito, as ideias principais publicadas já sob a forma de um compromisso da CDU, centram-se na valorização do trabalho e numa mais justa distribuição do rendimento e na defesa dos serviços públicos, num quadro de uma política fiscal mais justa que liberte meios para serem aplicadas em políticas de apoio à produção nacional e regional.

Jerónimo de Sousa, secretárgio-geral do PCP

No encerramento do comício, Jerónimo de Sousa, depois de levantar as diversas questões, entre as quais a proibição da pesca da sardinha que afecta particularmente a população da praia de Esmoriz, sublinhou a importância do trabalho parlamentar do PCP na Assembleia da República que nunca deixou de levantar os problemas do distrito de Aveiro, exigindo soluções. Neste sentido, a eleição de deputados da CDU por Aveiro para a Assembleia da República poderá abrir novas perspectivas de trabalho, contribuindo para dar mais visibilidade aos problemas vividos pelas populações e pelos trabalhadores da região, mas, também, para dar mais força a uma alternativa patriótica e de esquerda que rompa com este rotativismo entre PS, PSD e CDS.

Antero Resende, do PEV

Mais fotografias

Apresentados os 5 primeiros candidatos da CDU pelo círculo de Aveiro e os compromissos eleitorais para o distrito

Nota de Imprensa da Comissão Coordenadora Eleitoral do distrito de Aveiro da CDU (PCP-PEV)

Teve lugar no final da tarde de 23 de Julho, na Praça Melo Freitas (Aveiro), a apresentação dos 5 primeiros candidatos da CDU às Eleições Legislativas pelo círculo eleitoral de Aveiro, bem como os compromissos eleitorais da CDU para o distrito.

Numa sessão pública onde participaram dezenas de activistas e simpatizantes da CDU, para além das muitas outras que pararam para assistir, Adelino Nunes - mandatário distrital da CDU - divulgou os nomes dos candidatos CDU que, nas suas intervenções, explanaram o essencial das linhas programáticas da CDU e a ligação entre as questões nacionais e a suas implicações no distrito de Aveiro (presentes no documento anexo "Compromissos eleitorais para o distrito de Aveiro").

Foram apresentados e usaram da palavra Renata Costa, Antero Resende, Andrea Araújo e Francisco Gonçalves (5ª, 4º. 3ª e 2º candidatos da CDU pelo círculo eleitoral de Aveiro, respectivamente).

A fechar, Miguel Viegas sublinhou a diversidade de candidatos e perspectivas expostas durante a sessão, valorizando o colectivo da CDU como ferramenta essencial para a ligação à vida e aos problemas reais do povo do distrito de Aveiro. O cabeça de lista da CDU pelo círculo eleitoral de Aveiro e deputado ao Parlamento Europeu denunciou ainda a atenção para a manobra verdadeiramente anti-democrática operada pelo Presidente da República que, na véspera, tinha procurado chantagear os portugueses para os levar a votar nos partidos do arco da dívida, favorecendo assim a bipolarização e fazendo tábua rasa da liberdade democrática de escolha dos eleitores e do próprio respeito pela Constituição que jurou cumprir e fazer cumprir.

Miguel Viegas enfatizou a necessidade de uma ruptura com estas políticas e com os partidos que as vêm implementando (PS, PSD e CDS), apelando a todos que se mobilizem para o esclarecimento e o voto, para que o povo português possa aproveitar as Eleições Legislativas não apenas para mudar de Governo, mas para derrotar a política de direita que tanto mal tem feito ao País.

Também em www.aveiro.pcp.pt.

Miguel Viegas, deputado do PCP no Parlamento Europeu e candidato às próximas eleições legislativas pelo distrito de Aveiro, visitou no sábado passado dia 4 de Julho o marcado de Ovar numa ação de contacto com as populações e com os produtores e vendedores.
Num concelho que o candidato conhece bem, e que foi profundamente marcado pela desindustrialização e pelo desemprego, são bem visíveis as consequências das políticas de austeridade aplicadas com zelo pelos governos ao longo das últimas décadas.

Miguel Viegas, CDU, 4_7_2015

O PCP tem um programa de rutura com estas políticas que aposta numa melhor distribuição da riqueza que passe pela valorização dos salários e por uma política fiscal mais justa que reparta o fardo fiscal de forma mais equitativa por toda a sociedade incluindo as grandes empresas do setor financeiro.
O concelho de Ovar beneficia de inúmeras potencialidades, quer pela sua localização privilegiada, quer pelos seus recursos culturais, geográficos e econômicos. Contudo, por falta de políticas e de infraestruturas, algumas das quais reclamadas há anos pela CDU e pelo PCP, os jovens barreiros continuam a emigrar, deixando o país e a região mais pobre.
A valorização da zona industrial com criação de um interface com a linha férrea, a construção de um posto de venda na praia do Furadouro ou ainda a valorização e defesa dos Campos agrícolas da Marinha, são apenas alguns exemplos que ilustram a ausência de Políticas de desenvolvimento que possam contribuir para o desenvolvimento do concelho e da região.

Miguel Viegas, CDU, 4_7_2015_2

Leia a noticia na intregra na página da Organização Regional de Aveiro do PCP (DORAV):
Fim-de-semana dedicado ao contacto e esclarecimento das populações do distrito de Aveiro